segunda-feira, fevereiro 02, 2015

BOAS LEMBRANÇAS

                       



BOAS  LEMBRANÇAS

                                                                                                 Calfilho


               
                     Depois de muito tempo,  na realidade vários anos, tive o prazer de reencontrar, graças aos mistérios da internet, o meu ex-colega do Liceu Nilo Peçanha de Niterói, JORGE CARRANO.
                     Apesar de nunca termos estudado na mesma sala, tivemos um contato bem próximo nos anos de 1958 e 1959, quando cursei a segunda e a terceira séries do então curso científico. Acredito que CARRANO era um ou dois anos mais atrasado que eu, não me recordo ao certo.
                     Em 1958, eu e outros colegas de turma, principalmente o Irapuam Assumpção e o Telúrio Tércio de Aguiar, vendo o abandono em que se encontrava o Grêmio Cultural Nilo Peçanha, decidimos reunir um grupo de abnegados de outras séries e reativar as atividades gremistas.
                     Éramos todos apaixonados por esportes, principalmente o futebol, mas ficávamos limitados a alguns "rachas" nos intervalos do recreio ou quando "matávamos" uma ou outra aula mais enfadonha. Depois de correr alucinadamente pelas quadras de basquete ou vôlei atrás de uma bola de borracha furada com prego quente para não quicar, voltávamos totalmente suados e bastante cansados para as aulas seguintes. Mas, exibindo sempre um sorriso de satisfação nos lábios.
                      Conversamos com alunos de outras séries mais novas, o João Bonvini, o Josa (José Henrique Paredes), o Fernando (Pernambuco) e alguns outros, e decidimos reativar o Grêmio.
                       Em primeiro lugar, fomos verificar as condições em que se encontrava a agremiação. Abandono total, que datava de alguns anos... O material esportivo, comprado em administrações anteriores, estava em casa de ex-liceístas, servindo um dos uniformes, conforme apuramos, para forro para o cachorro dormir...
                       Tínhamos que recomeçar do zero.
                        Procuramos um colega de outra série, o JORGE CARRANO, que às vezes "rachava" conosco na quadra de basquete, e propusemos lançar sua candidatura à presidência do Grêmio. Candidato único, pois ninguém se interessava pela agremiação, ganhou facilmente as eleições. CARRANO parecia-nos ser talvez o mais equilibrado, o mais responsável de todos nós, o mais indicado para nos representar junto ao diretor do estabelecimento e outras autoridades com quem teríamos que lidar.
                        Telúrio foi nomeado diretor de esportes e eu, responsável pelo futebol. Irapuam era o diretor social, cargo que bem lhe coube, dada a facilidade que tinha no convívio com as liceístas...
                         Eu, Carrano e Irapuam fomos ao gabinete do então diretor do Liceu, Professor Aldo Muylaert, e solicitamos sua permissão para a reativação do Grêmio, bem como a apresentação de um programa musical na hora do recreio do turno da manhã. Ele ouviu nossa reivindicação e, depois de refletir por alguns instantes, decidiu aprová-la.
                          Nascia, assim, a "Hora do Grêmio", que, nos quinze minutos do recreio, informava os alunos sobre as atividades da agremiação e tocava os 78 rotações da época: Elvis, The Platters, Little Richard, Nat King Cole, entre outros. O Brasil sofria, à época, forte influência da música norte americana, principalmente o rock'n roll, que invadiu como um furacão as rádios e televisões dos Estados Unidos e também do Brasil. A bossa nova brasileira ainda engatinhava e nossa música constituía-se de bolero e samba canção, não interessando muito à juventude dos anos 50. O programa, logo depois, foi estendido ao turno da tarde e, às vezes, até ao noturno.
                          Pela "Hora do Grêmio" convocamos os liceístas, amantes dos esportes, para que viessem ajudar na reconstrução de nossa agremiação. E, já no sábado seguinte, vários deles apareceram para, juntos, construirmos as balizas de futebol de salão. Pintamos as mesmas de amarelo, para ficarem diferentes das tradicionais brancas, compramos as redes e duas semanas depois, realizávamos nossa primeira Olimpíada Interna, na qual a turma do 2º. científico (por acaso, a minha) sagrou-se campeã.
                           Criamos, em seguida, o departamento de vôlei, tanto o masculino como o feminino e o basquete. Realizamos, em 1958 e 1959, várias excursões memoráveis, como as de Marambaia, Angra dos Reis e a inesquecível ida a Cachoeiro do Itapemirim. O Liceu também teve participação importante nas Olimpíadas Estudantis, realizadas no Ginásio Caio Martins. Em nossa quadra de basquete, adaptada para o futebol de salão, recebemos para partidas amistosas, vários colégios de Niterói, entre eles o Plínio Leite, José Clemente, Salesianos... Nosso diretor social, Irapuam, organizou uma festa junina no pátio e realizávamos festas nas casas de colegas para angariar fundos para comprar material esportivo.
                             Verdade que, para o desenvolvimento de nossas atividades, contribuíram decisivamente o Professor de Educação Física ALBER PESSANHA, que nos dava um toque oficial do corpo docente do colégio e o zelador do Liceu, AZER RIBEIRO, que abria o colégio para os liceistas aos sábados e lá ficava até terminarem os jogos realizados.
                            A salinha do Grêmio, escondida num cantinho do imponente prédio, na confluência de dois corredores na parte de trás do colégio, próximo a uma escada que dava acesso ao segundo andar, tornou-se o centro de reunião dos liceístas. Iam ali conversar, bater papo, folhear uma revista e, principalmente, comprar passes de trolley ou bonde, com desconto significativo para os estudantes, grande vitória alcançada pelo Grêmio junto à Federação dos Estudantes Secundários de Niterói (FESN). Vendíamos os passes na sede do Grêmio, sem necessidade do deslocamento dos alunos até a FESN, então localizada na Praça do Rink.
                              Mas, voltemos ao meu amigo CARRANO: depois que deixamos o Liceu, cada um seguiu seu caminho na vida, apesar de termos cursado a faculdade de Direto, eu talvez um ou dois anos antes dele. Lembro que ensaiamos abrir um escritório de advocacia quando eu voltei de minha temporada em Cantagalo, mas a coisa não evoluiu e perdemos o contato.
                               Voltei a revê-lo brevemente, na década de 1980, quando eu já era juiz presidente do I Tribunal do Júri do Rio de Janeiro e tive o prazer de receber sua visita. Conversamos rapidamente e outra vez perdemos o contato.
                               Só agora recentemente, quando entrei num site de buscas da internet, pesquisando coisas sobre o Liceu, foi que soube que CARRANO tinha um blog em que meu nome era citado numa de suas postagens. Localizei e li o mesmo com emoção, passados mais de cinquenta anos daquela época tão especial para nós.
                               E, passando por seu blog uma vez ou outra, vi uma postagem recente, em que ele fala do MANEL'S, um local misto de mercearia e botequim, na esquina das ruas Lemos Cunha com Mariz e Barros, onde passamos momentos saudosos e deliciosos, acompanhados de uma Portuguesa (não se faz mais cerveja como antigamente) ou de um conhaque Dreher.
                               Mas, isso é outra história, que merece uma postagem especial...
                            
                            
                                         


8 comentários:

Jorge Carrano disse...

Que bom Carlinhos, se me permite a intimidade. Pior seria se você acessasse alguns posts nos quais eu meto o pau, esculhambo mesmo alguns juízes, deste que pensam que são Deus. Sei que não era o seu caso, porque conheço seu caráter, sua filosofia de vida e sua integridade moral.
Mas votando ao "que bom", é o fato de você reavivar seu blog que estava descontinuado. Serei leitor assíduo.
Se alguém está estranhando eu enchendo a bola do Amigo, verifique que é uma retribuição ao rasgado elogio que me fez no texto. Estamos nos jogando confetes e serpentinas (rsrsrs).
Vivemos bons e felizes momentos no Liceu Nilo Peçanha, então considerado, com toda a razão, referência de ensino do lado de cá da baia da Guanabara. Do lado de lá era o Pedro II.
O nome completo (ou quase) do Fernando, que tinha como epíteto Pernambuco, era Fernando Autran. Ótimo amigo que faleceu prematuramente.
Abraço apertado.

Calfilho disse...

Obrigado, Carrano, pelo comentário. Não acho que joguei confetes e serpentinas para você, apenas tentei ser autêntico, o mais próximo possível da realidade, nos comentários que fiz sobre sua importância no reerguimento do Grêmio do Liceu, naqueles anos finais da década de 1950 e o inicial da de 60. Não me considero um blogueiro, primeiro por não entender direito a formação do "blog", depois por não ter muita paciência para ficar escrevendo com frequência sobre fatos atuais. Prefiro escrever com calma, contar histórias, viver os personagens, tentar decifrar-lhes a alma. Não sabia que o Autran havia falecido, mais um bom amigo que se foi. Quanto ao seu comentário em relação aos juízes, minha opinião está no conto que escrevi "O JUIZ, ESSE...", que está parcialmente reproduzida numa postagem anterior do meu blog e integra, na sua totalidade, o meu modesto livro "DA VIDA.. REFLEXÕES"

Jorge Carrano disse...

Caro Carlos Augusto,
Acessei o post "O juiz, esse..." , publicado em abril de 2008.
É o extrato de um conto muito interessante, com narrativa cativante. Fiquei (estou) em dúvida sobre a existência do Dr. Argemiro (entenda como um elogio). Deixei, lá no post (https://www.blogger.com/comment.g?blogID=37579126&postID=7540571080154122535&page=1&token=1423135304281) um comentário.
Abraço

Maria Helena disse...

Estou aqui por conta do Jorge Carrano. Estou constatando que Niterói já foi uma cidade boa de se viver.Um abraço
www.saitedavida.blogspot.com

Calfilho disse...

Obrigado, Maria Helena, pelo comentário. Você tem razão, Niterói já foi realmente uma cidade boa para se viver...

Rodrigo Bonioli disse...

Amigos sou bisneto de Azér Ribeiro e guardo comigo muitas lembranças do meu bisavô. A placa com o nome dele que se encontrava no Colégio, fotos dele dirigindo a banda marcial do Colégio.

Rodrigo Bonioli disse...

Quem tiver alguma foto eo meu bisavô Azér Ribeiro pode me avisar ou me enviar. rbonioli@yahoo.com.br

Calfilho disse...

Rodrigo, desculpe, só hoje vi seu comentário na matéria que escrevi. Seu bisavô foi um dos meus amigos mais autênticos que tive na minha época de Liceu (1953 a 1959), tendo inclusive frequentado sua casa quando ele morava no Encruzo do Maricá (São Gonçalo). Fui revê-lo pessoalmente na cidade de Cantagalo, onde trabalhei por dois anos (1964 a 1966), tendo ele me dito que era originário daquela cidade. Era quem treinava e comandava a bateria do Liceu nos desfiles de 7 de setembro. Grande figura humana.